sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Entrevista com Daniela Inácio

Aproveitando o facto da Daniela estar a fazer os seus treinos no Complexo de piscinas do CFB, na companhia do Arseniy, seu colega olímpico de AA , aproveitámos para lhe fazer uma pequena entrevista sobre a sua vivência recente e perspectivas para o futuro. A Daniela é um exemplo de dedicação à modalidade e, apesar dos seus êxitos desportivos, um exemplo de simpatia e humildade.

Daniela, com Arseniy, em pleno treino nas piscinas do CFB:



ENTREVISTA:

Blog: Como vai a tua preparação para os JO?
A preparação para os JO tem sido muito exigente. Os treinos nunca tinham sido tão duros, tendo o nº de metros por treino aumentado para o dobro do que estava habituada. Para além da exigência física, foi a primeira vez que abdiquei de tanto para conquistar um sonho. Obviamente não tem sido fácil, mas não me arrependo de nada e admito que valeu a pena toda a preparação que fiz até agora.

Blog: Qual o teu programa durante o mês de Agosto?
Até 6 de Agosto – treinos no Complexo do CFB.
6 de Agosto – partida para Macau.
7 a 15 de Agosto – Estágio em Macau.
16 a 19 de – Preparação em Pequim.
20 de Agosto – Prova dos 10km AA.
21 a 26 – Estadia em Pequim, continuação dos treinos para o circuito nacional e Campeonato da Europa (9 e 11 de Setembro).

Blog: Quais as tuas expectativas para a prova nos JO?
Tal como em todas as provas vou dar o meu melhor e só espero estar preparada para poder render o máximo.

Blog: A tua vida mudou de algum modo após o apuramento para os JO?
Mudou, mas não assim tanto. Surgiram entrevistas, passei a encarar os treinos um pouco de outra maneira. O que eventualmente se alterou foi a minha perspectiva sobre a vida – afinal o esforço compensa e não se deve deixar de sonhar, mesmo com metas quase impossíveis.

Blog: Qual a tua relação com os outros atletas olímpicos?
Em relação aos meus colegas nadadores, já conhecia muitos deles da selecção e o convívio é muito bom. Também fiz 2 ou 3 estágios com a equipe principal do triatlo, pelo que fiquei a conhecê-los. Em relação às outras modalidades, tive já a oportunidade de conviver com alguns deles e admito que me senti “em família”. Afinal de contas todos nós sentimos na pele o esforço e determinação que nos permitiu chegar aos JO, o que facilita excelente ambiente e camaradagem.

Blog: Como tem sido o apoio da FPN?
A FPN, mesmo antes de ter sido apurada, apostou em mim e nas Águas Abertas. Por isso estou extremamente grata à FPN pelo seu apoio, pois sem ele não estaria aqui a dar esta entrevista.

Blog: Quais os teus objectivos para a época 2008/09?
Continuar a treinar com a mesma dedicação, bater o recorde nacional dos 1500m e conseguir o estatuto de alta competição.

Blog: Com toda a tua dedicação às AA, como correu o teu ano escolar?
Este ano foi um choque para mim. Na natação, como disse antes, a exigência aumentou muito; a nível académico também, pois entrei para a Faculdade de Economia da UNL. Tive que aumentar o tempo dedicado ao estudo. No entanto cedo percebi que não iria conseguir um elevado nível em ambos, natação e estudos. Acabei por dar prioridade à natação, mas sem abdicar totalmente da parte escolar, pois consegui fazer metade das cadeiras, e até com boas notas.

BOA SORTE DANIELA!

6 comentários:

Anónimo disse...

Força Daniela. Estamos contigo.

Amigos da Natação do CFB

Anónimo disse...

mas um caso de má gestão desportiva, depois não ha dinheiro na natação.
Quanto paga o algés para o Arseny treinar no CFB?
Se é para apanhar sol, quanto paga o Arseny?
O duche=? Agua quentinha?
Pois é abram os olhos, pq se é por favor ao Arseny e ao Algés é que pedir em troca favores iguais e não uma pista para 20 atletas quando passamos por dificuldades.
Atenção que adoro o Arseny e acho-o sinceramente uma excelente pessoa, mas refiro aqui um caso de má gestão grave.
Para crescemos como clube temos de aproveitar as potencialidades das nossas estruturas e não dar de maozinha beijada quando nunca somos retribuidos de igual forma.
Senhores vão fazer favores para as vossas piscinas privadas.

Anónimo disse...

Pergunta:
o Arseny está a treinar na piscina pelo SAD ou pela FPN?
se é pela FPN porque haveria o SAD de pagar fosse o que fosse?
antes de se lançar atoardas para o ar era bom saber do que se fala

um sócio do CFB

Fúria Azul Olivais disse...

Força, Daniela! Venha uma grande classificação...e porque não uma medalha? :-)

Anónimo disse...

Isto tudo do Arseny e muito simples meus caros amigos!Basicamente,ele esta-se a habituar a piscina para po ano representar o Belenenses.

Elementar caro Watson

Anónimo disse...

Se assim for é fantastico, o preto po ano nada esta tudo preparado para que tal aconteça.