terça-feira, 19 de agosto de 2008

O deus da água - Phelps

Em nove dias, Phelps competiu em 17 provas - nove eliminatórias e semi-finais, cinco finais individuais e três estafetas.
No total, Michael Phelps percorreu cerca de 48 quilómetros no Cubo de Água de Pequim, mais do que uma maratona debaixo de água.
Desde os 14 anos, Michael Phelps treina seis horas por dia, todos os dias - TODOS os dias, sete vezes por semana, 365 vezes por ano. "Quando treinamos no dia de Natal, percebemos que estamos a fazer uma coisa que mais ninguém faz", admite o nadador. E nem isso o faz pensar que é diferente.
Mas hoje, Michael Phelps não é igual a ninguém.
Quanto maior a pressão, melhor a sua performance. Isso é uma raridade. Ele tem uma extraordinária capacidade para estar sempre no seu melhor no momento crítico.
(público,18ago08)

12 comentários:

Anónimo disse...

400 estilos eliminatórias + 400 estilos final + 100 mariposa eliminatórias + 100 mariposa meia final + 100 mariposa final + 200 mariposa eliminatórias + 200 mariposa meia final + 200 mariposa final + 200 livres eliminatórias + 200 livres meia final + 200 livres final + 200 estilos eliminatória + 200 estilos meia final + 200 estilos final + 100 livres ( 4 x 100 livres ) final + 200 livres ( 4 x 200 livres ) final + 100 mariposa ( 4 x 100 estilos ) final = 3100 metros

como é que 3100 metros se transformam na not+icia em 48 km?

Anónimo disse...

Daniela Inácio terminou em 17.º na maratona de 10km em águas abertas que se realizou hoje na Pista Olímpica de Canoagem e Remo de Shuny, na estreia olímpica da disciplina.
A nadadora portuguesa terminou com o tempo de 2:00:59.0, mais 1:31 minutos que a vencedora, a russa Larisa Ilchenko (1:59:27.7). A medalha de prata foi conquistada pela britânica Keri-Anne Payne (1:59:29.2) e o último lugar do pódio foi para a compatriota Cassandra Patten (1:59:31.0).
Daniela Inácio partiu para esta prova com 25.º lugar de qualificação, alcançado no Test Event realizado a 31 de Maio no mesmo local onde decorreu a maratona olímpica.
A prova foi liderada desde o início pelas britânicas, que fizeram jogo de equipa e impuseram um ritmo muito forte. Daniela Inácio conseguiu manter-se no grupo da frente nas duas primeiras voltas e esteve entre as 12 primeiras. Nessa altura o grupo fragmentou-se e a internacional lusa desceu algumas posições.
Na entrada para a última volta as britânicas continuavam na frente e o segundo grupo era constituído pela russa, pela brasileira Poliana Okimoto e pela venezuelana Andreina Pinto.
No último terço da prova o ritmo aumentou bastante, com as britânicas a conseguirem suster as tentativas de ultrapassagem, nomeadamente da brasileira Ana Marcela Cunha, vencedora da edição deste ano da Taça do Mundo de Setúbal.
No último quilómetro a russa Larisa Ilchenko, a quem só faltava o título olímpico, lançou um sprint, que lhe permitiu conquistar o ouro.

Daniela Inácio: “É uma conquista enorme”

Daniela Inácio começou por salientar as condições do percurso que avaliou como “excelentes. A pista é magnífica, a temperatura da água estava óptima e as condições climatéricas muito boas. Estava tudo como eu gosto.”
Em relação à prova, a nadadora afirmou que “estava muito calma, não estava nada nervosa antes da partida. Quando a prova começou consegui posicionar-me bem, porque o facto de haver uma bóia de viragem perto da partida impediu que houvesse um esticão inicial.”
“Houve duas vezes em que me atrapalhei no abastecimento, porque a nadadora checa criou confusão no pontão. Na segunda volta nem consegui abastecer e na terceira tive dificuldades”, contou.
Na parte final “consegui ultrapassar a chinesa e aproximei-me da sul-africana Natalie du Toit, mas ela depois aumentou o ritmo e não consegui passá-la.”
Para Daniela Inácio o 17.º lugar é “uma conquista enorme. Comecei com o 25.º posto e subi lugares. O 16.º era melhor, porque corresponde aos semi-finalistas, mas estou satisfeita. Vou continuar a treinar para melhorar alguns aspectos e corrigir falhas.”
Daniela Inácio diz que ainda só conhece a Aldeia Olímpica e a pista de remo e canoagem, mas que os Jogos Olímpicos “são outro mundo. A Aldeia é espectacular, tem tudo. Não falta lá nada. A organização não deixa que nos falte nada.”


Parabéns Daniela. É "só" a melhor classificação portuguesa da natação até ao momento

Anónimo disse...

O Phelps até é interessante. É realmente um colosso.
Mas isso por agora não interessa nada.
A Daniela é mais importante, e nem uma palavra de apoio neste blog. É pena!
Também é aqui que devemos deixar o nosso apoio, a nossa força, a nossa admiração. O Phelps está muito longe.
A Daniela está aqui mesmo e é nela que os nadadodres do Belemdevem ter ORGULHO.

PARABENS DANIELA !

Ana Barum

Anónimo disse...

Mts parabéns daniela grande prova e grande resultado!


Quanto aos comentários em cima, por favor meus senhores e senhoras não vamos comparar uma prova que surgiu nos JO apenas este ano em que competem apenas 25 atletas com a natação pura em que podem existir cerca de 70 atletas. Os resultados obtidos pelos nossos nadadores foram quase todos records nacionais em que alguns deles pertenciam a atletas de grande nivel.

Anónimo disse...

Dizer que competem 25 atletas na prova de águas abertas é duvidoso. O que acontece é que os atletas, TODOS, vão a provas de apuramento podendo ser isto equivalente a umas eliminatórias, que foi o que aconteceu no campeonato do mundo em Espanha e o Test Event na China. A partir daqui ficam 25 atletas apurados para a fase final da competição. Poder-se-à comparar esta forma de participação com o que se passa nos desportos colectivos onde não participam apenas as equipas que vão à fase final mas sim todos os países que se inscrevem na fase de apuramento.
De qualquer forma o que se passou é que a melhor classificação portuguesa na natação foi UM 17º lugar e esse foi o da Daniela.
Quanto a ser uma prova inicial nos Jogos Olimpicos e portanto com menor valia do que as outras apenas lembro que o Hacket foi iliminado da participação na prova de águas abertas...

Anónimo disse...

Então como é prova inicial nos Jogos Olimpicos tem menos valor do que a natação pura, pois esta já é veterena? Então os nadadores que participaram nesta prova não se podem comparar as da natação pura ? Porquê? Não trabalharam ? Não nadaram? Não tiveram que nadar os 10km? Foram só 25. Mas os que foram ~sao os melhores entre muitos mais. Que eu saiba a Daniela não é a única nadadora de águas abertas em Portugal.... Nem os outras e outros são os únicos nos seus países. É como dizer que a maratona não tem a importância dos 100 ou dos 200m.
Mas pelos vistos o Phelps é mais importante para este blog que uma atleta do Belenenses..... mesmo que tenha nadado a prova inicial nos Jogos Olímpicos.....

Anónimo disse...

Uma vez que cada país tem 1 quota de atletas para levar, nem todos os melhores lá estão. não duvido do valor da daniela apenas refiro que estão a comparar alhos com bugalhos uma vez que aguas abertas e natação pura são diferentes "modalidades". não existe comparação possivel. além disso os nadadores portugueses estiveram muito bem, tirando algumas excepções obviamente. Apesar dos records nacionais não conseguiram o apuramento para as meias finais, estiveram bem mas os outros atletas estiveram melhor.

Anónimo disse...

As pessoas,felizmente nem todos,só sabem dizer mal.
Será que o nosso blog tem estado mal?
As pessoas que colaboram com a natação do CFB será que podem ter férias?
A notícia do Phelps foi publicada a 19. Antes da nossa nadadora obter o 17º lugar.
Quem costuma acompanhar o blog sabe que a Daniela tem surgido em muitos posts.
Estamos nas férias e é muito facil saber tudo o que aconteceu nas modalidades que os Portugueses só acompanham de 4 em 4 anos.
Façam mais desporto!

Anónimo disse...

Anónimo das 1:28
fiquei a saber que só há quotas por países nas provas de água abertas. E eu que pensava que até havia trials por causa das quotas. Afinal essas competições são só para encher calendário

Anónimo disse...

estou a ver que existe aqui algum problema de compreensão...não estou a deitar abaixo a prestação da Daniela, dou lhe bastante valor porque ela treina muito e sempre com empenho. Existem trials sim, para apurar os atletas, mas pelo que me parece os países podem levar apenas dois atletas, como tal alguns vão ficar de fora. Mesmo sem referir este facto, se analisarmos os resultados da natação pura e de aguas abertas em termos relativos o que aqui disseram deixa de ser verdade porque bem vistas as coisas os atletas de aguas abertas a classificação nem foi a meio da tabela.


Falam muito nesse clube mas aposto que se por acaso a Daniela tiver um azar qualquer a culpa vai ser ou do treinador (porque há muitos pais com a mania que são treinadores) ou então é porque a atleta já deu tudo o que tinha a dar. É triste.

Anónimo disse...

Bem vistas as coisas a Daniela ficou em 17º lugar ou seja a melhor classificação de todas as da natação.
Quanto à Daniela um dia ter um azar ou nem ter azar nenhum mas um dia chegar à altura de outras a ultrapassarem como é normal que um dia vai acontecer, nessa altura vai-se dizer que a Daniela "já deu tudo" e a "culpa" ( eu chamaria mérito) também é do treinador. Mas nessa altura de se dizer que " a Daniela já deu tudo" temos de ver o que ela deu, e até hoje deu um 6º lugar nos Europeus e um 17º nos Jogos Olímpicos. Convenhamos que mesmo que não dê mais ( espero que dê ) já deu muito.

Anónimo disse...

Isto já mais me parece a discussão estéril do ano passado num outro blog ligado ao Belém.Força Daniela tú és superior a estas foleirices, estiveste funtástica,boas férias LINDA.