domingo, 19 de abril de 2009

Daniela Inácio, espectacular 3º lugar no México

A Daniela esteve fantástica nesta sua estreia em provas do FINA Grand Prix (mais de 10km), que decorreu sábado, no Sumidero Canyon, no México.

TEXTO FPN:

Daniela Inácio (Belenenses) ficou em 3.º lugar, o melhor resultado de sempre de um nadador português em provas de Águas Abertas, e Arseniy Lavrentyev (Algés) em 8.º, na etapa de Sumidero (México) do FINA Open Water Grand Prix 2009, na distância de 15km. A nadadora lusa estreou-se numa prova desta distância com um excelente 3.º lugar, tendo precisado de 3:24:32.15 para completar o percurso. A etapa foi ganha pela alemã Britta Kamrau, que gastou 3:24:25.71, seguida da compatriota Angela Maurer (3:24:26.29).

Daniela Inácio recebeu um prémio de 1.500 dólares. A prova feminina foi disputada de uma forma muito táctica, com as melhores nadadoras a resguardarem-se entre os 5 e os 10 km, que foram percorridos num ritmo lento. Com cerca de 1h50m percorridos, a espanhola Esther Nuñez tentou a fuga, mas dez minutos depois foi apanhada pelo resto do grupo de dez nadadoras. A eslovena Nina Kozamernik assumiu a liderança com 2h20m de prova decorridos e manteve-se na frente até aos 2 km finais, altura em que a germânica Angela Maurer passou a liderar. Daniela Inácio manteve-se sempre próxima de Maurer, entre o 4.º e o 6.º posto, e quando a alemã impôs um ritmo mais forte conseguiu acompanhá-la, ficando em 3.º, atrás da líder e da espanhola Nuñez. A 1km da meta a alemã Britta Kamrau, que fez um percurso mais à direita do grupo, juntou-se e iniciou um sprint a 800 metros do fim. Daniela Inácio, que estava nesta altura em 4.º, fez um sprint nos últimos 50 metros e conseguiu bater a espanhola, 9.ª classificada no Mundial do ano passado na prova de 25km, ganhando-lhe por 37 centésimos de segundo. A chegada das duas nadadoras criou dúvidas na organização, que inicialmente atribuiu o 3.º lugar a Esther Nuñez, mas depois do protesto do Seleccionador Nacional, Nuno Dias, recorreu ao photo finish e concedeu o 3.º posto a Daniela Inácio.

Daniela Inácio: “Estive sempre muito atenta”

A olímpica portuguesa confessou que “não estava nada à espera deste resultado. Foi a minha melhor classificação de sempre, numa distância que nadei pela primeira vez.”Daniela Inácio afirmou que “foi diferente. A prova foi disputada sempre em linha recta, não num circuito, como é habitual nas distâncias de 10km. Tentei sempre não me cansar, nunca fui à frente e consegui manter-me sempre no grupo. Estive sempre muito atenta a tudo e consegui reagir a todos os arranques, o que é muito importante numa prova destas. Na parte final, ganhei à espanhola ao sprint, ao contrário do que me costuma acontecer. O que é muito positivo.”As principais diferenças que encontrou em relação a uma prova de 10km prendem-se com o ritmo: “na distância mais curta, há nadadoras que arrancam logo no início e conseguem impor um ritmo muito alto durante toda a prova. Aqui isso não aconteceu, a competição foi mais calma e só nos últimos 30 minutos é que acelerou.”

MUITOS PARABENS DANIELA E SLAVA!

5 comentários:

Anónimo disse...

ganda dani!!

Anónimo disse...

Agora faltam as críticas pela ausencia nos campeonatos nacionais, por ir aos Açores, por estar em overtraining, etc, etc.

Já vou buscar um sofá confortável para as ler...ou será que agora já não está em overtraining? já pode ir ao meeting dos Açores? já nem se lembram dos campeonatos?

Bonita a resposta dada pela Daniela a essas críticas todas

Anónimo disse...

MUITOS PARABÉNS. FELICIDADES.

Anónimo disse...

Dani mostrou o que vale.
Aqui está a resposta certa a quem se entretem a "mandar" bocas parvas ...

Anónimo disse...

Parabéns Daniela. Tu mereces estes êxitos todos.