quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CFB - Treino Científico

O CFB, com o apoio da FPN, vai desenvolver um trabalho na área científica das metodologias de treino, que além de muito interessante, poderá revelar-se muito proveitoso para os nossos atletas.

Assim, o objectivo principal é optimizar a adequação da metodologia de treino a cada atleta e deste modo maximizar o seu rendimento desportivo.

A iniciativa partiu do nosso técnico Slava Poliakov e a coordenação estará a seu cargo. Com a intermediação da FPN, foi conseguida a colaboração da Faculdade de Motricidade Humana (cedência de equipamentos) e do IDP (cedência da piscina do Jamor para testes).

Trata-se de um trabalho que implica longa duração (até 4/5 anos) e a disponibilidade de equipamentos de medida de vários parâmetros, dos seus operadores e dos atletas.

Foi escolhido um grupo de nadadores do CFB, sendo os critérios de selecção os seguintes:
- resultados desportivos e potencialidade futura;
- diferentes características individuais em termos do estado de crescimento (idade biológica).

Os parâmetros a medir serão, entre outros:
- Potência Aeróbia Máxima (VO2 - capacidade máxima de consumo de oxigénio)
- Força Absoluta, em água e em seco
- Idade Biológica

Com a acumulação de resultados, será possível estabelecer padrões de treino melhor adequados às características genéticas e morfológicas dos nossos nadadores.

O interesse deste trabalho prende-se com: i) o mérito da proposta elaborada pelo nosso treinador; ii)- o facto de estar comprovado internacionalmente que só o treino com este tipo de bases científicas poderá maximizar os resultados desportivos; iii)- o facto de, em Portugal, haver apenas dissertações teóricas sobre o tema, e não registos experimentais de dados consolidados, que permitam gerir os treinos das nossas selecções e dos principais clubes.

5 comentários:

Anónimo disse...

O interesse e dedicação dos intervenientes directos na natação do Belenenses mais uma vez se verifica. Pena que outros não mostrem também algum brio profissional e interesse pelo clube como actualmente é o caso que se verifica e que tem atrasado a cobertura das piscinas.
Felizmente que o S. Pedro optou pelo lado dos que se interessam e mantém o bom tempo

Anónimo disse...

ahahaha looool.....
mas ele tem bastante razao naquilo que diz penso que quase a chegar o inverno e sem balao esta a torna-se um abuso quer dos atletas que saem sempre com bastante frio causando constipaçoes quer dos proprios pais.... enfim espero que este assunto seja resolvido brevemente!.....

Anónimo disse...

E a direcção do CFB autoriza?
A direcção do clube que não está a olhar para o complexo de piscinas e para o seu potencial, consegue garantir que apoia este protocolo?
A nossa piscina tem possibilidade de aumentar exponencialmente o nº de sócios (e as receitas). COBERTURA PRECISA-SE e MARKETING não o abandono que se verifica.

Anónimo disse...

A direcção não tem nada que autorizar ou deixar de autorizar.

Anónimo disse...

Será que a direcção também tem de autorizar a que vas ao MacDonalds?