quinta-feira, 17 de maio de 2012

Entrevista de Stephanie Rice


Inspirem-se nesta interessante e franca entrevista de Stephanie Rice, a extraordinária nadadora australiana que tem já 3 medalhas de ouro olímpicas e 3 recordes mundiais, alem de um sem número de outros títulos.

P. Quando começaste a nadar?
R. Comecei com 18 meses e estreei-me na competição aos 10 anos, na equipe de natação da Ascot State School.
P. Qual o melhor conselho que recebeste na tua carreira de nadadora e de quem foi?
R. Foi do Bohly, o meu treinador - “Carácter cria Longevidade”. Uma grande parte do carácter é a auto-disciplina necessária para resistir a tentações e evitar a complacência. É também perceber que o sucesso do passado não garante o sucesso do futuro. Os atletas que conseguem vitórias atrás de vitórias têm mais do que habilidade, têm um carácter muito forte.
P. Qual o teu conselho para jovens nadadores que adoram a água?
R. Desfrutem a natação e concentrem-se mais na técnica do que nos quilómetros.
P. Qual o teu conselho para quem deseje tornar-se num nadador muito bom?
R. Primeiro, amar e desfrutar a natação; segundo, técnica, técnica, técnica; terceiro, treinar tão forte e tão bem quanto possível, sempre.
P. Como te envolveste com a natação e quantas horas por dia treinas?
R. Sempre adorei a água e não larguei a minha mãe até que ela me levou a um clube de natação, no meu 2º ano. Comecei a treinar 1 hora, 2 vezes por semana e gostava muito. Agora treino na água 4 horas por dia, 6 dias por semana.
P. Como eram os teus horários típicos de treino aos 14 anos de idade?
R. Nadava 7 a 8 sessões por semana, cerca de 5 km cada. Como o teu corpo ainda está a crescer aos 14, o trabalho de ginásio era mais cardio do que força. Também fazia outros desportos como Hockey, Netball e alguns Triatlos.
P. Como é hoje um dia típico na vida de Stephanie Rice?
R. Levanto-me todos os dias antes das 5h00 e faço 3 a 5 km de corrida. Depois nado 6 km. Tomo um rápido pequeno-almoço e vou treinar 1 hora com o meu treinador de força e condicionamento muscular. Regresso a casa cerca das 11h00. Imediatamente antes do almoço tenho uma sessão de fisio ou uma massagem. A seguir ao almoço descanso 2 a 3 horas. Depois regresso à piscina para aquecimento e mais 6 km de treino de água. Volto a casa por volta das 19h00, janto, vejo um pouco de tv e cama.
P. É difícil levantares-te da cama tão cedo?
R. Sim e é cada vez mais. Todos os dias tento prolongar o tempo na cama mas, o mais tardar às 04h55, tenho que estar a pé.
P. Porque é que os nadadores treinam tão cedo de manhã?
R. Por causa dos horários escolares e para maximizar o tempo de recuperação entre treinos.
P. Como é o teu pequeno-almoço típico?
R. Tem que ser portátil pois tomo o pequeno-almoço entre o treino e o ginásio. Levo comigo recipientes de fruta fresca, leite de soja, yogurte orgânico natural e museli orgânico. Mantenho tudo refrigerado atá ao final do treino da manhã.
P. És vegetariana?
R. Não, adoro carne. Especialmente borrego.
P. Qual a tua dieta típica?
R. Tenho uma dieta saudável, constituída por saladas, vegetais, fruta, carne magra, ovos, arroz e sushi.


P. O que é que por vezes te deprime?
R. Não treinar tão bem como sei que posso. No treino há sempre “Ups and Downs” e a resposta é forçar, persistir e pensamentos positivos.
P. Como te tornaste a melhor e o que dizes a ti própria quando sentes que não estás a melhorar e te apetece desistir?
R. Se a natação é a tua paixão, agarra-te a ela nos bons e maus momentos. É contigo própria que competes em primeiro lugar e é na tua evolução em que te deves concentrar. Ouve sempre o teu treinador pois são uma equipe a trabalhar para um objectivo comum.
P. Como se consegue conciliar a natação e a escola?
R. Tem que se ter grande capacidade de gestão e organização. Quer a escola quer o treinador têm que ser flexíveis e procurar esquemas alternativos em tempo de exames e de competições.
P. Qual o teu estilo favorito e qual o teu melhor?
R. Ao longo dos anos tive diferentes estilos favoritos, dependendo do que estava a nadar melhor. Mas sempre fui boa a mariposa e pode-se dizer que, em geral, é o meu favorito. A seguir, em igualdade, crawl e costas e por fim bruços. Mas a disciplina em que sou melhor é estilos.
P. Qual o truque para melhorar a mariposa?
R. Cotovelos altos e pernada forte. Muito importante os timings conjuntos da braçada e da pernada.
P. Qual a tua rotina antes de uma prova?
R. É sempre a mesma – faço alongamentos, aqueço e discuto o plano de prova com o meu treinador. Na câmara de chamada ouço a minha música no meu Ipod. No deck rodo os braços 8 vezes e molho o corpo 4 vezes. No bloco comprimo os óculos 4 vezes.
P. Como reages se és desqualificada numa prova?
R. Fui desqualificada muitas vezes e costumava afectar-me muito quando era nova. Tive que trabalhar muito as minhas partidas, viragens e finais. Todos os nadadores que conheço passaram por isso. Tem que se tirar ensinamentos quando tal acontece.
P. Qual foi o teu lugar favorito para competir?
R. Pequim será difícil de bater. Foi um espectáculo.
P. Qual foi a tua competidora mais dura?
R. Kirsty Coventry foi de longe a mais dura e ainda o é.
P. Quais os teus próximos objectivos?
R. Estar em Londres 2012 e nadar o melhor possível.

Sem comentários: