sexta-feira, 18 de abril de 2008

Proposta de Alteração do Regulamento de Competições Nacionais

Com a devida vénia ao Blog "Beba Água" apresenta-se no link seguinte a referida Proposta, avançada pela FPN e que deverá entrar em vigor na próxima época.

Esta Proposta, que tem aspectos inovadores e alguns polémicos, tem como principais alterações os seguintes pontos:

Infantis:
- Criação do Ranking Nacional do Nadador Completo.

Juvenis:
- Criação das categorias Juv A e Juv B Femininas - parece consensual dada a progressão demasiado rápida actual e o grande desfazamento em relação aos rapazes.
- Criação dos Nacionais de Juvenis em PC, em Dezembro - ponto positivo pois, sem dúvida, os nadadores mais jovens tinham um período de alguma inactividade por altura dos Nacionais de PC e dos Nacionais de Clubes, em Dezembro.
- Criação do Ranking Nacional do Nadador Completo - não se percebia porque desaparecia esta competição neste escalão.

Juniores:
- Criação dos Nacionais de Juniores em PC, em Dezembro, em conjunto com os Juvenis - parece um ponto positivo pois havia demasiada separação competitiva entre Juvenis e Juniores.
- Campeonatos Nacionais de PC em Março/Abril - Nacionais de PC tão tarde na época?

Seniores:
- Campeonatos Nacionais de PC em Março/Abril - Nacionais de PC tão tarde na época?

Absolutos:
- Inclusão de Finais A e B - boa medida para evitar a exclusão de muitos nadadores das sessões da tarde.
- Inclusão de estafetas 4x50E e 4x50L nos Nacionais de Verão - provas em que temos bons especialistas.

Nacionais de Clubes:
- 1ª e 2ª divisões em PL em Dezembro, ambos com 8 clubes e 2 nadadores por prova - esta medida, se bem que possa ser benéfica em geral, não o é para o CFB - o nosso plantel não é numeroso o que torna a vida mais difícil para as nossas raparigas e rapazes.

Introdução de prova de 3000m:
- Aqui o CFB pode beneficiar pois temos vários nadadores talhados para longa distâncias.

Ao que parece, o período de discussão oficial desta proposta da FPN já terminou. No entanto façamos a nossa discussão dos pontos propostos e publiquem os vossos comentários.

2 comentários:

Anónimo disse...

A "inclusão" da prova de 3000 m nãp me parece mais que a substituição da prova de 5000 m por esta mais curta de 3000 m.

A alteração dos moldes do nacional de clubes, particularmente a diminuição do número de clubes da 2ª divoisão, parece-me particularmente gravosa para o CFB, e particularmente porque permite que os clubes da 1ª e 2ª divisões nadem em piscina de 50 m enquanto que os da 3ª divisão ( que me parece ser a divisão para a qual a equipa masculina vai ser classificada ) vão nadar em piscina de 25 metros, o que em termos individuais para nadadores com pretensões a serem seleccionáveis pode ser uma desvantagem.

Pergunto ainda se estas aterações eram do conhecimento de quem de direito no CFB e se o CFB está de acordo com as mesmas

H.O.

Anónimo disse...

Não me apercebi que a ANL tenha feito a discussão deste documento; ou então fê-lo em segredo.
A questão mais polémica é sem dúvida o Nac Clubes 1ª e 2ª - 25m versus 50m e 2 nadadores por prova. Não há dúvida que 2 nad/prova torna a competição menos elitista e contraria as 2 ou 3 contratações só para Nac Clubes. Mas não é muito favorável ao Belem, porque até somos bons, mas poucos. Este ano muito devemos ao 2º dia da Daniela. Uma boa formação é o caminho. Os 50m não serão uma desvantagem para o CFB - não somos grande coisa em viragens ...