quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Nacionais Absolutos PC - Análise Global

Pode-se considerar bastante positiva a nossa participação nestes campeonatos. A medida do nosso sucesso não pode ser a mesma que se aplicará aos grandes clubes nacionais, onde a Natação é uma modalidade muito apoiada (FCP, CNA, SCP, LDC, ...), ou seja, em termos de medalhas ou recordes nacionais. Nas nossas condições mais modestas, conseguir apuramento para finais e novos máximos pessoais é um êxito assinalável. De qualquer modo, as nossas equipes, em particular a feminina, são muito jovens e com grande margem de progressão.

Assim e em termos globais, os nossos nadadores conseguiram:

- Presença em 13 Finais, 10 A e 3 B
- Uma Medalha de Prata
- Obtenção de 18 novos MPs
- Um bom número de TACs para competições nacionais

Em termos individuais, merecem destaque:

- Pedro OLiveira - 3 provas - 1 Medalha de Prata, 3 Finais A, 2 MPs
- Susana Oliveira - 3 provas - 2 Finais A, 3 MPs
- Jessica Vieira - 4 provas - 1 Final A e 1 Final B, 2 MPs
- Lara Pinheiro - 3 Provas - 2 Finais A
- Sofia Simões - 2 provas - 1 Final A, 1 MP

As melhores performances foram:

a)- Masculinos:

- Pedro Oliveira - 400L - 3.52,17 - 807 pts
- Pedro Oliveira - 200L - 1.50,11 - 799 pts
- Pedro Oliveira - 100L - 50,61 - 753 pts
- Miguel Saraiva - 200L - 1.56,47 - 681 pts
- Nuno Fernandes - 50B - 30,49 - 650 pts
- Nuno Rola - 200M - 2.08,53 - 648 pts

b)- Femininos

- Sofia Simões - 200C - 2.19,94 - 689 pts
- Susana Oliveira - 50C - 30,21 - 686 pts
- Lara Pinheiro - 800L - 9.15,69 - 683 pts
- Susana Oliveira - 100C - 1.04,74 - 681 pts
- Estafeta 4x200L (Anais, Luisa, Lara e Didi) - 4.53,56 - 672 pts
- Anais Moniz - 200L - 2.10,46 - 668 pts
- Lara Pinheiro - 400E - 5.05,71 - 667 pts
- Jessica Vieira - 100E - 1.08,40 - 653 pts

7 comentários:

Anónimo disse...

Congratulo o autor da notícia e a honestidade ao afirmar:
"A medida do nosso sucesso não pode ser a mesma que se aplicará aos grandes clubes nacionais, onde a Natação é uma modalidade muito apoiada (FCP, CNA, SCP, LDC, ...)"

Os nadadores devem ter isto em conta quando da elaboração dos seus objectivos pessoais e nomeadamente das limitações que esses objectivos terão de ter no CFB não se esquecendo que a natação é uma modalidade de competição e o tempo de Pierre de Coubertain já passou há muitos anos

Anónimo disse...

Muito bom foram os tempos dos nossos atletas , tendo em conta as condições de treino a que estão sujeitos diariamente. Aqui apenas se pode colocar uma questão..... será que a direção do Belenenses pretende ter atletas com objectivos ambiciosos ? Em minha opinião , penso que não ! Condições de treino como as actuais ( Chuva e agua com baixas temperaturas) não favorecem a permanencia de atletas no clube.

Anónimo disse...

A natação do cfb nunca foi apoiada e lembro-me dos anos consecutivos em que com equipas como a Patrícia Conceição, Joana Guerra, Rita Santos,Francisco Frederico, Carlos Simões,...entre outros, o CFB trazia de uns Nacionais pelo menos 8 a 10 medalhas. Penso que seria positivo refletir-se sobre esta enorme discrepância de resultados.

Anónimo disse...

Discordo totalmente desta opinião: "Muito bom foram os tempos dos nossos atletas , tendo em conta as condições de treino a que estão sujeitos diariamente"

É que num desporto de competição não há "bons tendo em conta". Num desporto de competição só contam as vitórias desde que de forma legal, não havendo nenhuma circunstancia atenuante. Se o CFB não dá condições aos seus atletas e se os objectivos dos atletas é serem nadadores de competição então só há um caminho que é o da transferência para outro clube que lhes dê essas condições pois nunca se viu nuns campeonatos nacionais haver o campeão nacional e um campeão nacional tendo em conta as condições de treino. Os resultados foram muito fraquinhos e tal como é dito na notícia "A medida do nosso sucesso não pode ser a mesma que se aplicará aos grandes clubes nacionais, onde a Natação é uma modalidade muito apoiada (FCP, CNA, SCP, LDC, ...), ou seja, em termos de medalhas ou recordes nacionais. Nas nossas condições mais modestas, conseguir apuramento para finais e novos máximos pessoais é um êxito assinalável. " que convenhamos é um objectivo muito baixo principalmente para alguns nadadores do Belenenses que demonstram ter talento para serem dos melhores nadadores portugueses, mas que inevitavelmente se vão perder se continuarem neste clube.

Anónimo disse...

Discordo do comentário anterior, pelo seguinte:

- Sejam quais forem as condições e os apoios (ou falta deles) do clube à natação, a realidade é que só temos 1 atleta para discutir consistentemente medalhas em torneios absolutos. Temos depois vários que podem discutir apuramento para finais e, esporadicamente, chegar a uma medalha. E se estes atletas, praticamente todos, melhoraram e bem os seus tempos e nuns Nac Abs estiveram presentes num grande nº de finais, a conclusão só pode ser termos tido bons resultados.
- Por outro lado, uma boa maioria dos nossos atletas de topo são bastante novos (13 a 17 anos) e como tal, ainda com boa margem de progressão (felizmente há alguns ainda mais novos com muito potencial); não estão portanto ainda em condições de discutir com atletas consagrados, na sua maioria com mais de 18 anos.
- Como tal, acho ridículo considerar os resultados "fraquinhos"
- Por fim, temos o problema das condições ou falta delas; quando se diz que os clubes de topo têm condições não comparáveis, não é só a falta da cobertura ou os balneários; é o apoio médico, os incentivos financeiros, o apoio e envolvimento directo dos dirigentes, as condições para as deslocações, etc, etc. Tudo isto junto, alem de prejudicar os que cá andam, que são muitio dedicados, torna o clube menos atractivo para novos atletas, em formação ou formados.

Claro que tudo isto mudaria radicalmente se a natação fosse uma modalidade prioritária no clube ou a Direcção percebesse que um investimento sério no complexo de piscinas traria retornos desportivos e financeiros.

No entanto convem não descontextualizar - a realidade da natação portuguesa é muito difícil. As excepções contam-se pelos dedos - ou clubes com importantes apoios camarários ou um ou outro clube "grande" que optou por apoiar a natação. Mas à parte estes poucos casos, todos os clubes de ou com natação, vivem estrangulados. Acontece é que nós só nos apercebemos das nossas dificuldades.

Para finalizar, não será por mudar de clube, que os nossos nadadores vão poder preencher melhor o seu potencial. Temos tido vários exemplos que o comprovam. Temos óptimos técnicos e vamos continuar a trabalhar para melhorar as condições.

APA

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o comentário do APA mas caso curioso retiro a conclusão precisamente oposta.
Num desporto de competição a única coisa que conta são as vitórias obtidas de forma justa. Se para elas aparecerem é preciso os apoios todos mencionados por APA então quem não os puder ter está em circunstancias desportivas inferiores a quem as pode usufruir e para estar em condições identicas ter-se-à de mudar para onde as possa obter.
Numa competição só há um vencedor se houver um 2º classificado, um 3º e por aí fora até um último classificado mas se desportivamente todos são necessários em termos de competição o vencedor é o principal e não se compara com o último. Entre os nadadores todos há uns com mais talento que outros mas estes mais talentosos devem ter disponíveis todas as condições para desenvolverem ao máximo as suas qualidades.
Pelo que se diz nesta notícia o Belenenses não pôe ao dispôr dos seus nadadores as condições que outros clubes oferecem aos seus atletas e dessa forma os talentos que ingressam no Belenenses vão-se perdendo.
Nunca disse que se as condições que outros clubes oferecem fossem as existentes no Belenenses os nadadores do CFB não conseguiriam os mesmos feitos ou melhores que os de outros clubes.Também nunca pus em causa a competencia dos treinadores. Aliás os treinadores do Belenenses têm desde sempre feito "grandes omoletes sem ovo nenhum". Mas o que a notícia diz é que nadadores talentosos e com muitas qualidades têm de ter objectivos que não passam por vitórias nem recordes mas sim por presenças em finais e melhorias de recordes pessoais e estes objectivos eu acho-os manifestamente pouco ambiciosos.

Anónimo disse...

Carissimos , com tudo o que aqui está dito , seria melhor os treinos serem noutro local , tal como aconteceu num passado recente.
Entrarmos no Inverno e treinar assim , vão me desculpar , mas não dá !