segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Nac Clubes - 2º Dia - Duro e Difícil para as nossas cores

Foi um dia muito duro para o CFB!

As raparigas lutaram galhardamente, mas não conseguiram evitar a despromoção para a 2ª Divisão. Neste caso não deve haver lugar a grandes lamentações e há que reconhecer que as restantes equipes foram melhores. As nossas nadadoras nadaram sempre ao seu melhor ou muito perto e só há que dar os parabens aos vencedores, e em particular ao Vilacondense e SFUAP que connosco lutaram até ao fim para fugir ao 7º lugar.

Temos uma equipe muito jovem e para o ano cá estaremos a lutar pelo regresso à 1ª Divisão!

Em relação à equipe masculina, o choque e o desgosto foi maior e diferente. Um lamentável engano no preenchimento das fichas de alteração de provas, seguido por uma série de incidentes, alguns da responsabilidade da equipe de arbitragem, levaram à desclassificação da equipe dos campeonatos e consequente despromoção à 3ª divisão. O impacto de tal medida foi ainda maior, pois na altura do incidente, a equipe masculina estava em 3º lugar, em vias de ascender ao 2º lugar, que dá promoção à 1ª divisão.

O CFB apresentou "Protesto" da medida punitiva de que foi alvo e, em consequência, os seus nadadores foram autorizados a competir, na tarde de domingo, como extra competição, sendo o protesto analisado pelos serviços da FPN nos próximos dias.

No entanto, há que saber aceitar que tudo isto é desporto, que enganos ou erros acontecem e não recriminar quem falhou.

À semelhança da equipe feminina, a nossa equipe masculina é muito jovem, e para o ano lá estará, seja em que divisão fôr, a lutar pela promoção.

Mais tarde apresentaremos notícia das provas e reportagem fotográfica, onde, apesar dos eventos que muito marcaram os nossos atletas, se conseguiram algumas marcas muito boas.

VIVA A NATAÇÂO DO CFB!

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma questão:
para que serve o protesto, para que serve o direito a recurso de decisões da arbitragem , se as decisões punitivas são de efeito imediato como aconteceu neste caso da desclassificação da equipa masculina do CFB?
Imaginemos que os serviços da FPN que vão analizar o "Protesto" dão provimento.
De que serve no caso concreto? a equipa masculina estava na luta pela subida, foi impedida de nadar 2 provas na parte da manhã impossibilitando dessa forma de continuar na sua tentativa de chegar ao 2º lugar.
A eventual decisão favorável ao CFB nunca reporaria a justiça pois o máximo que poderia dar era a manutenção na 2ª divisão.
Parece-me assim de um total descabimento o aceitarem-se recursos que ainda antes de serem decididos já viram as decisões recorridas terem aplicação prática e irrevogáveis pela própria natureza das coisas.

Parece-me que há que rever o regulamento, até para que as funções de quem na FPN decide sobre estes factos não sejam totalmente desprovidas de finalidade

Anónimo disse...

Para não haver dúvidas que o Belenenses desceu para a 3ª divisão e não para a 4ª como ontem havia quem dissesse se transcreve um parágrafo do site da FPN na notícia sobre os campeonatos nacionais de clubes:

"Colégio Vasco da Gama (105), Litoral Alentejano (99), Fluvial Portuense (74) e Belenenses (eliminado por incumprimento regulamentar) desceram à 3.ª Divisão."