sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Rankings Regionais 08/09

A ANL publicou os Rankings Regionais, relativos à época 2008/09, excelente trabalho da autoria do DTR da Associação. Os Rankings estão organizados por género, categoria (incluindo Absolutos) e por estilo. Consulte-os nos Links seguintes:

Rankings Femininos

Rankings Masculinos

ANÁLISE DOS RANKINGS

Fez-se uma análise simples destes rankings, considerando para o efeito apenas o Top 25 dos Rankings Absolutos.

No Quadro seguinte indicam-se, (clique na imagem para ampliar) por prova, os nadadores do CFB (08/09) que fazem parte do Top 25 dos Rankings Absolutos:

Do Quadro anterior pode-se extrair a Tabela seguinte, com indicação do nº de nadadores do CFB no Top 25 dos Rankings Absolutos, por género e estilo:

Desta tabela conclui-se haver uma ligeira supremacia das meninas em relação aos rapazes, sendo que no caso feminino há nítida preponderância do estilo "Livres" e marcado déficit no estilo "Bruços", enquanto que no sector masculino há um maior equilíbrio entre os Estilos.

Na tabela seguinte indicam-se o nº de presenças de cada nadador CFB representado na amostra considerada:


Finalmente, apresenta-se uma tabela comparativa dos clubes da área de Lisboa, com indicação do nº dos seus nadadores presentes no Top 25 dos Rankings Absolutos:

Conlui-se haver 2 clubes marcadamente na liderança, SCP (1º) e CNA (2º); seguem-se, relativamente destacados nas suas posições, SFUAP (3º), SLB (4º) e CFB em 5º; surge em seguida, numa posição intermédia da classificação, um grupo de clubes relativamente próximos - SAD, GESL e CNCVG.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens pelo trabalho realizado no entanto há vários pequenos erros, tais como:

1. há tempos de nadadores que estão errados pois não se compreende como se possa ter um tempo no ranking aos 50 metros superior a metade do tempo dos 100 metros; é óbvio que os nadadores nestas condições fizeram os primeiros 50 metros da prova de 100 a menos de metade do tempo dos 100

2. há classificações em que o nadador melhor classificado tem pior tempo que o nadador imediatamente a seguir devendo ser precisamente o contrário

3. todos os nadadores que nadaram 200 estilos têm tempo oficial a 50 mariposa mas nem todos constam da tabela. O mesmo se passa em todas as modalidades de 50 metros para nadadores que tenham tempos em distancias superiores a essa e o mesmo se aplica a todas as distancias em que tenham feito de passagem um tempo oficial de uma distancia que corresponda a uma prova oficialmente reconhecida o que faz com que todos os nadadores que tenham tempo a 1500 metros terão também tempo a 800 metros e não se verifica isto.

De qualquer forma volto a felicitar o trabalho realizado