terça-feira, 16 de março de 2010

Masters CFB em Gibraltar!



Em finais de Agosto de 2010 alguns nadadores irão realizar a travessia do estreito de Gibraltar. Três nadadores master portugueses do Clube de Futebol os Belenenses, Alexandre Pereira, Manuel Silva e Nuno Crespo, acompanhados de um nadador master espanhol, Rudy Palamedi vão tentar, todos pela primeira vez, atravessar a nado a distância que separa o continente europeu do africano.

Objectivos: Realizar a travessia do estreito de Gibraltar a nado, dentro das regras estabelecidas pela Asociación Cruce a nado del Estrecho de Gibraltar (ACNEG).

Esclarecimento importante: Não, não nos vamos “mandar ao mar” em Tarifa, na costa de Espanha, e desatar a nadar em direcção a Marrocos, sozinhos e sem apoio… nada disso… a travessia é feita dentro dos padrões de segurança possíveis, apoiada por uma organização que “toma conta de nós” (ACNEG) e que, por isso mesmo, tem os seus custos.

Distância aproximada: Em linha recta a distância menor entre as duas margens é de perto de 15Km. A distância real de nado será maior, pois as correntes impedem os nadadores de realizarem um percurso recto, factor que acresce mais alguns kilometros muito difíceis de contabilizar previamente. A distância total de nado deve variar entre os 17Km e os 20Km.

Duração aproximada:
Varia e muito, conforme a velocidade dos nadadores, as correntes, o vento e a ondulação. Neste momento, a nossa estimativa aponta para 4:00-4:30.

Regras: A ACNEG tem duas tabelas para as pessoas que realizam a travessia, com fato, ou sem fato. A nossa aventura enquadra-se na última, ou seja, vamos fazer a travessia apenas com o equipamento a seguir descrito.

Equipamento: Um fato de banho normal (tanga). Uma touca. Óculos, tampões de ouvidos, protector para o nariz. Gordura. Objecto luminoso, para nos verem durante a noite.


BOA SORTE E BOA PREPARAÇÃO!

1 comentário:

Beba Água disse...

força nisso
vai tudo correr bem
abraço,
BA