segunda-feira, 1 de março de 2010

Reunião com a Direcção do Clube


Realizou-se na passada 6ª feira, às 18h00, na Sala de Imprensa do Clube, reunião aberta da Direcção com a Natação.

A reunião teve uma enorme participação, de Pais e atletas da Natação Federada, Masters e Triatlo, que encheram a sala.

A Direcção começou por prestar informações sobre a Secção e o Complexo de Piscinas, tendo-se seguido um período alargado de discussão, que durou até perto das 21h00.

A Direcção:

- reafirmou e confirmou o apoio à Natação Federada e de Competição;
- informou da decisão de reabrir a Piscina Olímpica, assim que o tempo o permita, provavelmente em Abril;
- informou sobre as negociações com a CML, conducentes à ratificação de um Protocolo entre as 2 entidades;
- informou sobre a existência de um "Master Plan" para todo o Complexo do Restelo, que inclui o Complexo de Piscinas, que descreveu sucintamente; este Plano está em fase final de elaboração e será apresentado aos sócios em breve;
- informou sobre a restruturação dos meios humanos afectos à Natação e ao Complexo de Piscinas, processo ainda em aberto e a decorrer.

Após larga discussão foi acordado: i)- uma reunião da Direcção com os Masters, para abordar em mais detalhe a situação específica deste grupo, ii)- uma nova reunião com a Direcção, focada no aspecto das Instalções e iii)- a criação de um Grupo de Trabalho destinado a preparar a promoção da reabertura da Piscina Olímpica.

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao vice-presidente para as modalidades desportivas por ter tido a coragem de ter ido a uma reunião. No entanto apesar de começar a reunião afirmando que o clube estava em processo de remodelação , o único ponto que afirmou dessa remodelação foi o despedimento dos treinadores Slava e Tania.
Quando questionado quem iria treinar os nadadores até agora treinados pelo Slava não soube dizer um nome. Quando questionado sobre se os nadadores poderiam continuar a serem treinados pelo Slava, mesmo depois do efectivo afastamento deste em relação ao Belenenses, apenas afirmou que era uma questão a equacionar e que até mesmo a continuação dos treinadores despedidos poderia ser reequacionada desde que houvesse possibilidade de baixar os salários desses treinadores ( que os chamou de funcionários.....), dando a parecer que no Belenenses primeiro se manda a carta de despedimento e depois é que se tenta negociar com quem se despediu.
Questionado sobre a possibilidade de o clube dar a desvinculação dos atletas para eles ainda esta época poderem representar outro clube, caso queiram continuar a serem treinados pelo Slava , ou não aceitem as novas condições de treino que nada têm a ver com as prometidas no início da época, limitou-se a esquecer a questão.
Questionado sobre o porquê de não terem em tempo útil, nomeadamente em Setembro de 2009, avisado os nadadores da possibilidade quase certeza, de que esta época os treinos iriam decorrer fora das piscinas do Belenenses, retorquiu com a maior agressividade mas nada disse sobre os motivos dessa forma de proceder dando assim a entender que interessava esconder para as pessoas se aperceberem já tarde demais e como facto consumado.
Foi também notavel a forma como pretendeu enfatuar que o Slava e a Tania são no Belenenses funcionários e não treinadores, parecendo querer esquecer-se que, funcionários ou treinadores, levaram uma nadadora aos Jogos Olimpicos ( que por sinal até obteve a melhor classificaçºão de todos os nadadores portugueses nos Jogos Olimpicos da China ) e sistematicamente têm nadadores em todas as mais importantes competições europeias e mundiais há já vários anos sucessivos.

Acabo mais uma vez por felicitar o vice-presidente por ter tido a coragem de ter comparecido na reunião e principalmente por, numa reunião publicitada no blog da natação e em que até por mail as pessoas interessadas foram convocadas, ter comparecido sem ter nada para apresentar de concreto com vista a que as pessoas ligadas à natação pudessem, ao menos agora a meio da época, decidir do seu futuro com base em dados objectivos e não em suposições e "diz que disse". Para concluir digo que na minha opinião esta reunião foi mais umaa oportunidade perdida de esclarecimento sobre o que se passa na natação e o que se pretende para esta modalidade no Belenenses.

HO

Anónimo disse...

Agradecemos os comentários recebidos sobre o tema da Restruturação dos Recursos Humanos do Complexo e da Natação. No entanto, dado que se trata de um assunto muito sensível e de carácter pessoal e igualmente, porque ainda não está fechado, decidimos não os publicar. Eles são e serão, no entanto, reencaminhados à Direcção do Clube.

A Comissão de Pais

Anónimo disse...

Apesar de achar bem que sejam reencaminhados os comentários para a direção do clube acho muito mal que não tenham sido publicados.
Aceito no entanto que dado que este blog é particular, mesmo que oficiosamente da secção de natação do Belenenses, caiba unicamente aos seus "proprietários" a publicação ou não desses mesmos comentários
Terão no entanto de depois aceitar a desmotivação das pessoas

Anónimo disse...

A questão não é o Blog ser mais ou menos particular ou oficial. Entende-se sim que a discussão em apreço, que envolve a análise de salários e de méritos de pessoas é um assunto melindroso, que pode e deve ser feita por todos os interessados internamente e não na "praça pública". Pretende-se apenas salvaguardar a estabilidade da Secção.

A Comissão de Pais

Anónimo disse...

a Tania e o Slava nao podem sair!

Anónimo disse...

os meus filhos praticam natação no Belenenses há mais de 5 anos e o motivo principal (o único quase) que os faz continuar no clube são as pessoas que os têm treinado. A qualidade técnica e humana dos treinadores do Belenenses tem sido exemplar. O mesmo não se pode dizer da Dirrecção e do modo como tem gerido ao longo dos anos a sua relação com os sócios e praticantes de natação (veja-se a desonestidade com que é abordada a questão das coberturas e do funciomamento da piscina olímpica no Inverno). É pena que mais uma vez quem é competente, profissional e leal na sua relação com o Clube e com os sócios seja quem poderá sair. Os outros ficam e provavelmente mais uma vez não estarão a ser sérios nem correctos com todos aqueles que gostam verdadeiramente do clube. A todos os treinadores muito obrigado!

Nuno Miguel